GERADOR DE ENERGIA – COMO ESCOLHER O SEU
Esse é um guia completo para ajudar a escolher seu Gerador de Energia. Nós separamos os assuntos em tópicos para facilitar sua leitura e buscamos falar sobre os detalhes técnicos mais importantes, os quais você deve estar atento na hora de comprar um Gerador, seja a gasolina ou Diesel.
Veja esse infográfico que têm as informações BEM resumidas. Portanto, as informações são um apanhado do que você encontrará nesse artigo. Nós recomendamos que você leia todo o artigo, tendo em mente quais equipamentos pretende ligar, para saber exatamente qual gerador de energia você deve escolher.
Gerador de Energia – Gasolina x Diesel
Na hora de escolher o seu Gerador, aconselhamos que você comece por definir qual será o combustível que ele usa. Todos os Geradores são movidos a Gasolina ou Diesel e as características fazem diferença no seu bolso. A recomendação básica é, se for usar pouco, prefira a gasolina, se for usar diariamente, prefira a diesel. Entenda porque:
Gerador a Gasolina
Os geradores de energia a Gasolina, se considerada a mesma potência, são mais baratos que os movidos a Diesel, custando normalmente cerca de 30% menos. Com relação aos ruídos, os geradores a gasolina são mais silenciosos e, seguindo o exemplo dos carros, também são menos poluentes que os movidos a diesel. Com todos esses fatos, você pode até pensar em excluir o Gerador a Diesel da sua consideração de compra, porém a Gasolina é mais cara do que o Diesel, ou seja, se você pretende utilizar seu Gerador com bastante frequência, é possível que você prefira um movido a Diesel.
Gerador a Diesel
Os geradores de energia a Diesel, em contra partida, são muito mais robustos. Ou seja, são mais resistentes que os movidos a gasolina. Eles compensam se você for usar direto, por conta do diesel ser mais barato, e por ser um equipamento com preço de aquisição mais caro, faz todo o sentido que o motor e todos os componentes sejam mais resistentes.
Regulador de Tensão (Voltagem) – AVR x Capacitor
Se fizermos o caminho da energia que está vindo até seu computador agora, em algum momento (provável que em uma subestação de distribuição de energia) você encontrará um regulador de tensão. Eles servem para estabilizar a energia que chega a sua casa ou empresa e garantir que essa energia seja constante, assim assegurando que você possa ligar todos os tipos de equipamentos, inclusive os mais sensíveis (falaremos mais para frente sobre isso).
Com os Geradores de energia isso não é diferente. A energia elétrica que é produzida através de um motor a combustão sai com grande oscilação, ou seja, varia muito, e se não fosse a presença dos reguladores de tensão, ficaria impossível ligar os equipamentos que precisamos. Existem basicamente dois tipos de reguladores de tensão, que você encontra maiores detalhes abaixo:
Capacitor
É a versão mais simples dos reguladores, isso porque ele não tira toda a oscilação da saída de tensão, fazendo com que seja perigoso ligar equipamentos mais sensíveis, como televisões e computadores, por exemplo. Nesse caso, os geradores são indicados para ligar luzes e equipamentos que não sejam muito sensíveis, como ferramentas elétricas. Para os equipamentos sensíveis, precisamos
AVR
O AVR, que vem da sigla em inglês Automatic Voltage Regulator, ou Regulador Automático de Voltagem, é o acessório que você precisa que venha instalado em seu gerador caso tenha a intenção de ligar os aparelhos eletrônicos mais sensíveis, como computadores, televisores e afins, sem o risco de queimar devido à oscilação. Ou seja, é um regulador de tensão mais moderno, fazendo com que a energia do gerador se assemelhe à energia que você recebe da rede elétrica.
Ligar No-Break no Gerador de Energia
Se sua intenção for ligar no-breaks, deve-se prestar atenção na tecnologia do próprio no-break. Entramos em contato com algumas marcas e o que nos foi afirmado é que precisaríamos de no-breaks de dupla-conversão ou tripla-conversão. Sem nos estender muito nos termos técnicos, o que acontece é que os no-breaks menores, sem a dupla ou tripla conversão, são ultra-sensíveis, fazendo com que a energia tenha que ser sem oscilação alguma. Como não temos como precisar se o no-break vai ser compatível com o gerador que você está escolhendo, sempre é mais seguro considerar a especificação de no-breaks com dupla ou até tripla conversão.
Ligar o Gerador Automático – Painel ATS
Antes de qualquer coisa, vale deixar claro que um gerador de energia não funciona como no-break. Ou seja, mesmo que você tenha um painel ATS (aparelho para ligar o gerador quando acabar a luz), o Gerador requer um tempo para funcionar o motor e estabilizar a saída de energia, fazendo com que, mesmo que por alguns segundos, os equipamentos ligados nele fiquem sem luz.
O ATS, que é uma sigla em inglês para “Chave de Transferência Automática”, é um painel ligado na rede de distribuição de energia e no gerador que indica quando a rede de energia, por qualquer motivo, para de abastecer sua residência ou empresa. Percebendo isso, ele automaticamente liga o gerador, espera a energia estabilizar (alguns segundos) e começa a abastecer sua residência.
No momento de ligação do ATS, pode ser necessário que seu disjuntor seja re-distribuído para que o gerador funcione somente o que será necessário durante uma falta de luz. Recomenda-se que chuveiros, ar condicionados, torneiras, secadoras de roupa e demais aparelhos que gastem muita energia não estejam ligados no seu gerador, para fazer com que não seja necessário comprar um gerador com potência muito grande, somente para usar esses aparelhos durante um tempo pequeno. Na verdade, na hora de dimensionar, é o momento de considerar quanto eu estou disposto a pagar pelo meu conforto.
Dimensionamento
Como dimensionar um gerador de energia é um dos passos mais importantes na hora de escolher qual você vai comprar. Deve ser levado em conta o consumo de todos os equipamentos que você pretende ligar, em Watts. Normalmente essa informação está contida no próprio produto, nas etiquetas onde estão todos detalhes técnicos dos equipamentos. Caso não encontre, é possível também buscar no manual, muitos fabricantes também disponibilizam essa informação no site deles.
Caso não encontre o consumo, existem tabelas (fizemos uma tabela resumida com os principais aparelhos eletrônicos, que você confere no final do post) com o consumo aproximado dos aparelhos. É muito importante considerar uma margem de segurança, principalmente se você não tiver certeza do consumo do seu aparelho. Por exemplo, a soma dos seus aparelhos ficou em 1.900 watts, é preferível que se escolha um gerador de 2.500 watts, pelo menos, para que não haja risco de sobrecarregar seu gerador de energia.
Motores Elétricos por Indução – Geladeiras
Os motores elétricos por indução, amplamente utilizados em geladeiras e refrigeradores em geral, têm um consumo de energia muito maior no momento em que são ligados. Estima-se que o consumo chegue a 4 vezes ou mais. Assim sendo, se seu freezer gasta 100 watts, deve-se considerar 400 watts na hora de escolher seu gerador de energia. Você pode conferir um exemplo de dimensionamento, com geladeiras, no final desse post.
Equipamentos Ultra Sensíveis
Existem alguns equipamentos eletrônicos, ditos ultra sensíveis, que você precisa ter atenção na hora de ligar no seu gerador de energia. Isso porque, como já explicado acima, a energia gerada, principalmente pelos geradores de menor potência, é uma energia que oscila, fazendo com que alguns aparelhos mais sensíveis simplesmente não funcionem, ou cheguem até a queimar. Temos alguns exemplos, como já citado acima no-break, porém, na dúvida, vale a pena entrar em contato com o fabricante, que vai conseguir te responder facilmente.
Bombas de Combustível
Outro exemplo de equipamento eletrônico ultra sensível são bombas de combustível para posto de gasolina. Apesar de não ser todo mundo que tenha uma em casa, caso você esteja buscando um gerador para ligar em um posto de gasolina, vale a pena entrar em contato com o fabricante para avaliar os cuidados necessários na hora de ligar um gerador de energia.
Exemplo de Dimensionamento
Vamos fazer um exemplo da compra de um gerador para uma casa, no caso de falta de luz. Recomenda-se que, no momento que faltar a luz, sejam ligados o mínimo de equipamentos possível. Como já falamos, o ideal é procurar o consumo no seu equipamento, pois pode variar devido à marca e ano de fabricação, porém para fins de exemplo, pegamos um consumo médio.
AparelhoConsumoCálculoTotal
04 lâmpadas15 watts cada4 x 1560 watts
01 Geladeira300 watts (4x mais)4 x 3001.200 watts
02 Televisores110 watts cada2 x 110220 watts
02 Ventiladores65 watts cada2 x 65130 watts
01 computador120 watts120120 watts
TOTAL1730 watts
* Esses valores são hipotéticos, não devem servir de base para cálculo de dimensionamento.
Nesse exemplo, o consumo total ficou em em 1.730 watts, portanto, recomendamos um gerador de energia com potência de 2.000 watts nominais. Para evitar que seu gerador seja sobrecarregado, sempre aconselhamos dimensionar com uma margem de segurança.
Tabela de Consumo de Aparelhos
Pra finalizar, separamos a potência média de alguns dos principais aparelhos que você encontra na sua casa, vale lembrar novamente que a recomendação é de consultar o consumo do que você tem em casa, para evitar problemas.
Informações retiradas do site da Eflul.
AparelhoPotência Estimada
Aspirador de Pó600 Watts
Bomba de Água400 Watts
Cafeteira Elétrica (Residencial)600 Watts
Churrasqueira Elétrica3000 Watts
Chuveiro Elétrico5500 Watts
Computador300 Watts
Som Pequeno150 Watts
Exaustor150 Watts
Ferro Elétrico1000 Watts
Fogão Elétrico 2 Bocas3000 Watts
Fogão Elétrico de 4 Bocas6000 Watts
Forno de Micro Ondas2000 Watts
Freezer Horizontal500 Watts
Freezer Vertical300 Watts
Geladeira Simples250 Watts
Geladeira Duplex500 Watts
Grill1200 Watts
Liquidificador200 Watts
Máquina de Costura100 Watts
Máquina de Lavar Louça1500 Watts
Máquina de Lavar Roupa1000 Watts
DVD Player30 Watts
Secador de Cabelo1000 Watts
Secadora de Roupas3500 Watts
Televisor 21”90 Watts
Torneira Elétrica2500 Watts
Torradeira800 Watts
Vetilador100 Watts
Tentamos com esse artigo tirar grande parte das dúvidas e explicar da melhor maneira possível, caso tenham alguma dúvida, basta perguntar aí em baixo que nós responderemos assim que possível.